Compet Ncia Central
Em teoria, a competência central é o que permite que a empresa se mantenha ou aumente seu market share. Explorar e alavancar sua competência central promove a sobrevivência e o crescimento da empresa, garantindo vantagem competitiva à mesma. Por fim, é aquela habilidade-domínio que atende adequadamente a exigências do momento presente e das demandas futuras, além de obter determinada capacidade de realizar as coisas ou de resolver problemas que as diferencia de seus concorrentes e dá-lhes uma vantagem competitiva substancial no cenário de competição empresarial.
As competências centrais podem servir como guias para as decisões de terceirização de uma empresa. A terceirização permite que haja um foco do processo de produção nas competências centrais, já que terceiros seriam responsáveis por atividades secundárias da empresa. Dessa forma, economizara-se tempo e reduzir-se-iam custos, tornando o processo mais eficiente. Para que as competências centrais, "Core Competences", se tornem essenciais, elas devem atender a três critérios:
Extendabilidade: Proporcionar uma ampla variedade de mercados, permitindo que a organização seja versátil. Além disso, garantir que a competência tenha um papel importante na abertura de novos mercados e oportunidades futuras. Exemplo: A Avon Cosméticos, por deter um conhecimento (competência central) na logística de distribuição dos seus produtos, teve as portas abertas para distribuir outros produtos que não, necessariamente, fabricados por ela, como calçados.
Valor para o Cliente: