Compensação do raio da ferramenta
O que é?
Um procedimento bastante usual de definição de superfícies em sistemas computacionais de auxílio ao projeto – CAD é o recurso de desenho por especificação de malha de pontos. Nesses sistemas, os valores coordenados de cada ponto da malha que definem a superfície devem ser convertidos em dados geométricos que serão inseridos no programa que comanda os movimentos da máquina (programa CN). Na programação de equipamentos CNC, a geometria estabelecida no programa define a forma final da peça.
Na operação de fresamento, esse ponto é o centro da fresa. Portanto, para eliminar erros geométricos, é necessário realizar a compensação do raio da ferramenta, ou seja, a ferramenta deve percorrer a linha programada tangenciando-a pelo lado direito, ou esquerdo, conforme especificado. Em Centros de Usinagem CNC, essa compensação é feita automaticamente através de funções específicas de programação da máquina. Neste estudo, para usinagem de superfícies 3D nesses equipamentos, a função de compensação do raio da ferramenta não é aplicável, pois a direção de compensação é normal à superfície e, portanto, difere do plano de trabalho da máquina (plano XY ou perpendicular ao eixo da ferramenta).
A metodologia adotada nesta rotina é determinar a trajetória da ferramenta, para usinar uma superfície 3D definida em sistema CAD, através de uma malha de pontos. O processo considera operações de desbaste e acabamento com uma fresa de extremidade esférica, utilizada em um Centro de Usinagem CNC de três eixos. A malha é composta de faces retangula res, agrupadas no CAD, formando uma superfície que será a guia da ferramenta. Partindo dessa malha, da lista de pontos 3D dessa superfície e de uma esfera (sólido que representa a ferramenta, com raio definido pelo usuário) é iniciada a operação de compensação do raio. O procedimento apresentado a seguir é feito para todos os pontos de cada face, conforme descrito no fluxograma da