compatibilidade eletromagnetica
Compatibilidade eletromagnética pode ser definida como sendo uma tecnologia que possibilita a comunicação entre diversos tipos de aparelhos eletrônicos ,sem que haja interferência de sinais entre eles. Podemos citar com um bom exemplo, o sistema de telefonia celular mundial, em grandes centros urbanos com bastante concentração de pessoas seria muito complicado manter uma conversa entre as pessoas se não existisse essa tecnologia, por que o sinal teria distorções e interferência eletromagnéticas entre os aparelhos de celulares prejudicando seu funcionamento. Esse tipo de interferência pode ser transmitido basicamente de dois modos:
- Interferência por fios e cabos
- interferência por campos magnéticos e ondas eletromagnéticas.
Tecnologia (emc) aplicada na indústria automotiva
Na indústria automobilística esse tipo de processo deve ser tratado de forma a que todo esse sistema atinja essas necessidades, dos sistemas eletrônicos, para que haja um bom funcionamento essa compatibilidade tem um papel muito importante, nos automóveis tem uma gama de aplicação componentes eletrônicos que fazem parte do itens dos automóveis ,tais como vidros elétricos, alarmes ,ar condicionados entre outros ,mas o que tem um papel fundamental e que envolve a segurança das pessoas em determinados dispositivos em que estão relacionados os freios abs, sistema de airbags. As interações eletromagnéticas podem ocorre entre os componentes dos veículos e o ambiente de tais formas
- Imunidade conduzida: É a capacidade de um dispositivo suportar as interferências geradas por outro dispositivo. - Emissão radiada: É toda interferência que um ou mais dispositivos geram e que são transmitidas pelo ar ao ambiente. - Imunidade à irradiação: É toda interferência recebida pelos dispositivos através do ar ambiente.