COMPARTILHAMENTO EM REDE
Compartilhar é dividir ou tomar parte em alguma coisa ou com alguém. Compartilhar arquivos (seja arquivo de informação, áudio ou vídeo) é atividade de tornar arquivos disponíveis para outros usuários através de download pela Internet e também em redes menores. Na maioria dos casos, o compartilhamento de arquivos segue o modelo P2P, no qual os arquivos são armazenados em servidores pelos computadores pessoais dos usuários. A maioria dos que participam do compartilhamento de arquivos também faz download de arquivos que outros usuários compartilham. Às vezes estas duas atividades estão ligadas umas às outras. O compartilhamento de arquivos é diferente da troca de arquivos, no qual o download de arquivos de uma rede P2P não requer upload, apesar de que algumas redes oferecem incentivos para o upload como créditos ou forçam o compartilhamento de arquivos que estão sendo baixados no momento.
O processo para compartilhar arquivos entre usuários diferentes em uma mesma máquina é bastante simples. Cria-se uma pasta compartilhada entre os usuários, a maioria dos sistemas operacionais criam uma pasta compartilhada automaticamente, quando se cria um novo usuário no computador.
A forma mais simples de se compartilhar arquivos que estejam em um mesmo local, mas em computadores diferentes é por meio de uma pequena rede, ao invés de ficar recorrendo a pendrives ou a outros dispositivos. Podemos compartilhar fotos (jpg, tif), arquivos de áudio (mp3, wav, wma, flac), livros (formatos pdf, doc, rtf, txt) ou outros arquivos como programas (a maioria em formato exe. ou rar). Podemos compartilhar também a impressora, quando vários computadores está ligada a uma impressora via cabo ou wireless há um compartilhamento nessa caso. O próprio sistema operacional (Windows, Linux ou Mac) já traz em si opções de compartilhamento de impressoras ou arquivos em um ficheiro).
Uma boa maneira de compartilhar arquivos entre amigos é o famoso facebbok ou whatsapp onde já