Comparação sobre monografia e artigo cientifico
Na monografia é estruturada em parte externa, capa e lombada e a parte interna que é dividida em elementos pré textuais, textuais e pós textuais. No artigo tem elementos pré textuais, textuais e pós textuais.
A parte externa da monografia a capa apresenta a pesquisa enquanto a lombada faz uma apresentação do autor, titulo da pesquisa e data.
Parte interna, contém os elementos pré-textuais que apresenta as informações preliminar da pesquisa, é subdividida com a folha de rosto, que contém o titulo, natureza e o objetivo do trabalho, a errata que é necessária em uma correção, a folha de aprovação onde os membros da comissão examinadora deverão assinar a aprovação, a dedicatória que é uma homenagem, o agradecimento que é onde se agradece o apoio recebido, a epigrafe que é uma citação referente ao trabalho, o resumo que sintetiza o conteúdo da pesquisa, listas de ilustrações, abreviaturas e símbolos que são demonstradas na pesquisa e o sumário que apresenta as seções e os capítulos do trabalho com a respectiva página.
São nos elementos textuais que a pesquisa é descrita, ou seja, é aqui que o estudo é apresentado, desenvolvido e concluído. É subdividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o pesquisador justifica o tema, relata a contribuição da pesquisa e informa os seus objetivos. No desenvolvimento o autor cita obras cientificas que fundamentam sua pesquisa. Conclusão como o próprio nome já disse, é onde se relata se os objetivos desejados foram alcançados.
Elementos pós-textuais na monografia, consiste em seções que completam o trabalho, como a referência bibliográfica que consta as obras citadas na pesquisa, o glossário que consiste em um vocabulário explicativo dos termos utilizados, apêndice que consiste em material que abona ou documenta a