Comparação entre os textos "a dinâmica cultural na sociedade moderna" e "cultura: um conceito antropologico"
289 palavras
2 páginas
Os textos apresentados abordam diferentes concepções sobre o conceito de cultura, porém, a discussão sobre um conceito de cultura é complexa, e ainda não se concluiu. Pois o entendimento desse conceito esta intrinsicamente ligado ao entendimento da própria natureza humana. Estabeleceremos as relações desse conceito, de acordo com os dois textos apresentados. Em a “Dinâmica Cultural da Sociedade Moderna” podemos observar que os fenômenos culturais podem apresentar dois tipos de atuações diferentes, como “Padrões Tradicionais” ou “Efeitos de Demonstração”. Os padrões tradicionais agem de acordo com a lealdade à valores aprendidos no passado, entrando em conflito com dinâmica social que está em constante mudança. Já os efeitos de demonstração são ditos aqueles nos quais as pessoas estão expostas a atitudes e valores coercitivos, quais são contraídos a partir da convivência social. A partir disto a cultura é vista como um aspecto irracional, sendo também um conjunto de variáveis, ou seja, uma cultura atua sobre a outra, gerando conflitos devido às diferenças. A cultura apenas sobrevive se suas situações de origem ainda persistirem, ou se modificam para expressar novos problemas.
Já no texto “Cultura: Um conceito antropológico” pode-se ver que a cultura se manifesta diferentemente em cada individuo. As ideias de determinismo biológico e geográfico são refutadas, pois o comportamento cultural dos indivíduos é desenvolvido por um processo chamado endoculturação, bem como é possível a existência de diversidade cultural em ambientes físicos idênticos ou semelhantes. A cultura portanto apresenta caráter adquirível e não inato.
John Locke ao escrever seu “Ensaio acerca do Conhecimento Humano” em 1690 demonstrou que “a mente humana não é mais do que uma caixa vazia, por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento”, através do já citado processo de