Comparação do valor hedônico
José Mauro da Costa Hernandez.
Revista de Administração Mackenzie, v.10, N.2 Mar/Abr 2009
Objetivo:
É comparar o valor hedônico em diferentes tipos de lojas, a fim de mostrar em que tipos de lojas são predominantes o valor hedônico. A importância dos sentidos humanos com relação a esse valor hedônico. Conseguir chegar num resultado de pesquisas e conceitos.
O estudo do artigo apresenta varias afirmações que o valor hedônico é causado por apresentar uma compra de satisfação de desejos individuais, com isso essas lojas vem crescendo cada vez mais, influenciando esses indivíduos a passar mais tempo em loja e principalmente gastando mais. Lojas vêm oferecendo não só produto, mais sim entretenimento e estrutura mais modernas.
Através de pesquisa deseja desvendar o vazio da literatura ao comprar esse valor.
Metodologia de pesquisa:
Através de uma entrevista com 583 pessoas das maiores cidades brasileira. Os entrevistados foram abordados em áreas próximas a shopping e em ruas com grande movimentação de lojas.
Para essa entrevista a pesquisa foi dividida em três questionários, com o objetivo de responde pergunta relacionado: o porquê, o objetivo e a razão da compra.
Com as resposta, a escala VCP tenta capturar tanto o valor hedônico quanto o utilitário de uma compra. Os resultados foram proporcionais a evidência de que essa escala de VHC adaptada é válida e confiável. Conclusão:
Hoje com a mudança de vida as pessoas vêm consumindo e gastando mais dinheiro em lojas com deferentes estruturas. Tornando mais freqüente o crescimento de sucesso dessas lojas, pelo prazer do consumo desses consumidores.
Comprar hoje realmente se tornou um passa tempo com mais opção de lazer e divertimento.
O artigo cita que vários varejistas não buscam apenas atrair pela qualidade do atendimento e sim procurar criar um ambiente de compras como mais conforto, lazer, alimentação e