Comparação do tempo de reação entre atletas de Basquetebol, Ginástica Artística e não atletas
O ser humano está em constante interação com o meio ambiente mantendo, assim, um constante fluxo de matéria, energia e informação (BERTALANFFY, 1968). Esta interação sugere que o ser humano deve ser capaz de adaptar suas respostas motoras às mudanças ambientais (TANI, 2005), e para isso, ele usa as habilidades motoras como fonte de solução para possíveis problemas motores decorrentes da sua interação com o ambiente. O sucesso no desempenho dessas habilidades motoras depende fundamentalmente da capacidade perceptiva e cognitiva, consequentemente do tempo de reação (MORI; OHTANI; IMANAKA, 2002).
De acordo com Lidor, Argov e Daniel (1998), desde o início da década de 1970, pesquisadores da área de Aprendizagem Motora têm se interessado em investigar a capacidade de processamento de informação do ser humano. Para tanto, o tempo de reação tem sido adotado como uma das principais medidas referentes à realização dessas operações cognitivas. Assim, o tempo de reação pode ser definido como o intervalo temporal observado entre a percepção de algum evento ou estímulo ambiental e o início da resposta motora (MARTENIUK, 1976). Embora o tempo de reação seja uma medida de desempenho de habilidades motoras, geralmente ele é usado para inferir como o ser humano utiliza informações para executar determinado movimento (MAGILL, 1998). O tempo de reação é reconhecido como uma das melhores medidas comportamentais relacionadas à velocidade de processamento de informações, sendo visto como o tempo necessário para interpretar um estímulo, selecionar uma resposta e programar a resposta motora (SCHMIDT; LEE, 2005). Assim, a melhora no tempo de reação indica redução do tempo gasto para a realização das operações cognitivas relativas ao mecanismo perceptivo, decisório e efetor (MARTENIUK, 1976).
O tempo de reação pode ser classificado em simples, quando determinada situação envolve a apresentação de apenas um estímulo, e este exige uma única resposta (por exemplo: