comparação de fonte de pesquisas- Metronidazol
http://www.medicinanet.com.br/bula/3368/metronidazol.htm
Indicações (Comprimidos): Tricomoníase; vaginites por Gardnerella vaginalis; giardíase; amebíase; tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias como Bacteroides fragilis e outros bacteroides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.
Advertências:
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação, durante o tratamento com o Metronidazol, devido ao efeito antabuse (sensação de calor, vermelhidão, vômito, e taquicardia).
Interações medicamentosas de Metronidazol:
Álcool: o uso concomitante pode causar o efeito antabuse (sensação de calor, fibrilação atrial, vômito e taquicardia). Os pacientes devem ser advertidos para evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que contenham álcool em sua composição durante o tratamento com o Metronidazol.
Up to Date farmacológico Categoria: amebicida; Antibiótico, Diversos; Antiprotozoária, Nitroimidazol
Interações com alimentos:
Etanol: Pode provocar uma reacção do tipo dissulfiram caracterizada por vermelhidão, dor de cabeça, náuseas, vômitos, sudorese, taquicardia ou quando administrados concomitantemente com etanol. Gestão: O fabricante recomenda para evitar todo o etanol ou qualquer droga contendo etanol durante e até 3 dias após a terapia.
Classificação de Risco X: Evitar combinação
Interação: Álcool (Etil) / metronidazol (Sistémico)
Classificação de Risco X: Evitar combinação
Resumo : Metronidazol (Sistémico) pode aumentar o efeito adverso / tóxico de álcool (Etil). A reação do tipo dissulfiram pode ocorrer. Gravidade Maior Confiabilidade Classificação Good
Gestão de Pacientes
Uso de álcool com metronidazol ou dentro de 3 dias após a interrupção do metronidazol é uma contra-indicação listada nas informações metronidazol prescrição. A preocupação específica é que uma reacção do tipo dissulfiram poderia resultar da co-administração de