Comparação das Companhias Aéreas
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
COMPARAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA “LOW COST, LOW FARE” DAS COMPANHIAS AÉREAS – A IRLANDESA, RYANAIR – E A BRASILEIRA, GOL.
INTEGRANTES:
CARLOS RITTER
ÉRICK SOARES
GUILHERME SILVEIRA
KALEB PIRES
RODRIGO JACOB
PROFESSOR:
ANNIBAL JOSÉ RORIS R. SCAVARDA DO CARMO
SÃO LEOPOLDO
24 DE JUNHO DE 2013 RESUMO
O presente artigo aborda conceitos e características referentes ao modelo de gestão de companhias aéreas low cost, low fare (“baixos custos, baixas tarifas”), bem como uma das principais representantes desse modelo internacional – a irlandesa, Ryanair - e nacional – a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. Cabe, ainda, analisar neste trabalho, o posicionamento estratégico de ambas as companhias aéreas no seu resultado econômico. Os dados analisados dizem respeito ao ano de 2009. A Gol entrou no mercado adaptada, enquanto a Ryanair recorreu para uma publicidade agressiva redefinindo seu mercado de atuação, serviços e os recursos necessários. Tais companhias direcionaram seus esforços para atender a uma parcela da população que até então não tinha a possibilidade de utilizar amplamente os serviços de transporte aéreo, oferecendo serviços dentro da lógica low cost, low fare, ignorando a tradição de considerar o transporte aéreo um artigo de luxo.
Palavras-chave: Companhias aéreas. Gestão Estratégica de Custos. Transporte aéreo.
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5
CAPÍTULO 1: Posicionamento estratégico e econômico aéreo.............................5
1. Desregulamentação do transporte