Comparação crise de 29 e de 2008
As crises do sistema financeiro
Duas crises no sistema financeiro abalaram a economia mundial, uma em 1929, outra em 2008. Apesar de estarem separadas por 80 anos, elas se assemelham em alguns fatores, e têm consequências muito próximas. Compreender como ocorreram essas crises e identificar suas semelhanças é essencial para que se entenda a economia mundial atual.
CRISE DE 1929
Com o fim da Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos ganharam um papel de destaque na economia do mundo inteiro. Com a Europa arrasada em um pós-guerra, grandes investimentos foram feitos, esses foram tão bem sucedidos que no ano de 1920 os EUA já detinham 50% de toda produção mundial, tinha-se uma grande variedade industrial. O mundo inteiro começou a conhecer o "American way of life". A bolsa de valores virou um meio popular e teve investimentos de todas as classes de americanos, que sonhavam em ascender socialmente. Parecia que nada conseguiria parar aquele país, tudo estava em sintonia e em ordem.
Mas com o passar do tempo a situação mudou, o governo americano que seguia os conceitos do liberalismo de mercado acabou não percebendo que deveria interferir na onda especulativa. Eram produzidas mais mercadorias do que o numero de pessoas para consumi-las, e para piorar a situação, os países europeus estavam começando a se recuperar e implantaram uma série de medidas protecionistas. Apesar disso, as bolsas de valores aumentavam a especulação financeira sobre empresas que só ampliavam suas vendas e mercados.
Perto do ano de 1929, percebeu-se o que estava realmente acontecendo, não tinham consumidores suficientes para tantas mercadorias, já que a maioria dos trabalhadores (maior parte da população) recebia um salário muito baixo. Os preços despencaram e ainda assim não encontravam quem comprasse as mercadorias excedentes, por isso, desencadearam-se demissões em massa.
No dia 24 de outubro de 1929, uma avalanche de ofertas e a ausência de compradores levaram a