Comparativo pnq e iso
1.1. Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ
A Fundação Nacional da Qualidade é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A Fundação Nacional da Qualidade não desenvolve atividades de consultoria e não autoriza ou credencia profissionais a oferecer serviços em nome da instituição.
O Prêmio Nacional da Qualidade é o prêmio máximo que uma organização pode ganhar com relação à qualidade e é um reconhecimento, seus critérios foram baseados principalmente no Prêmio Malcom Baldrige (EUA) e Prêmio Deming (Japão).
O Prêmio busca promover: Amplo entendimento dos requisitos para alcançar a excelência do desempenho e, portanto, a melhoria da competitividade; Ampla troca de informações sobre métodos e sistemas de gestão que alcançaram sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização destas estratégias.
O Prêmio está baseado em um conjunto de oito Critérios para a Excelência do Desempenho, criados a partir do compartilhamento de experiências entre organizações dos setores público e privado.
Segundo Filho 2010, os critérios de excelência do PNQ estão atualmente recebendo melhorias, fazendo com que mesmo as organizações já premiadas, possam melhorar continuamente.
A sobrevivência e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados à sua capacidade de atender às necessidades e expectativas de seus clientes, as quais devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que os produtos possam ser desenvolvidos, criando o valor necessário para