Comparativo Modelo OSI e TCP/IP
Curso Sistemas para Internet e Redes de Computadores
Professor : Luiz Neves
Integrante :
Adriana dos Reis Gonçalves
Fonte de Pesquisa :
Efagundes.com
Feira de Santana
2014
Comparativos entre TCP/IP e Modelo OSI
Modelo de referência - TCP/IP
TCP/IP é um protocolo de comunicações desenvolvido por contrato pelo Departamento norte-americano de Defesa para disseminar os sistemas inter-redes. Inventado por Vinton Cerf e Bob Kahn, este na verdade é um protocolo Unix que adotado pela Internet se tornou o padrão global para comunicações.
O TCP/IP foi desenhado segundo uma arquitetura de pilha, onde diversas camadas de software interagem somente com as camadas acima e abaixo. Há diversas semelhanças com o modelo OSI , porém poder anterior ao modelo proposto por Vinton
O nome TCP/IP vem dos nomes dos protocolos mais utilizados desta pilha, o IP (Internet Protocol) e o TCP (Transmission Control Protocol). Mas a pilha TCP/IP possui ainda muitos outros protocolos, dos quais veremos apenas os mais importantes, vários deles necessários para que o TCP e o IP desempenhem corretamente as suas funções.
Visto superficialmente, o TCP/IP possui 4 camadas, desde as aplicações de rede até o meio físico que carrega os sinais elétricos até o seu destino.
Modelo de referência - OSI
O modelo OSI (Open System Interconnection) é o padrão ISO (International Organization for Standardization) para comunicações tem o propósito de padronizar a comunicação entre sistemas de processamento heterogêneos, que vem sendo utilizado em diversas aplicações, por vários organismos normativos. O modelo OSI define uma estrutura homologada internacionalmente para a implementação de protocolos em sete camadas. O controle da transferência de dados passa de uma camada para a outra, começando pela camada de aplicação em uma estação até a última camada através de uma estrutura hierárquica de comunicação.
A maioria dos fabricantes de