Comparativo HONDA CR-V
http://novoguscar.blogspot.com.br/2013/07/comparativo-honda-cr-v-x-kia-sportage-x.html
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
Férias de julho. Muita gente aproveita este recesso tanto quanto no verão. Alguns tiram as suas férias do trabalho neste mês exatamente para viajarem com os filhos, que não têm aulas na escola.
O destino preferido são as cidades serranas, como Petrópolis, no Rio, ou Campos do Jordão, em São Paulo. Alguns vão mais longe e por caminhos difíceis, atravessando estradas de terra. Um bom utilitário com tração nas quatro rodas e muito espaço interno para a família e as respectivas bagagens é o mais apropriado. No primeiro comparativo do segundo semestre de 2013 apresento três utilitários esportivos médios que podem satisfazer esta necessidade.
Todos são comparados pela primeira vez no Guscar, mas o japonês Toyota RAV4 é o mais novo no mercado (chegou apenas há pouco mais de um mês). A intenção era desafiá-lo com o seu maior rival histórico, o conterrâneo Honda CR-V - importado do México, que agora tem motor bicombustível no Brasil - e dois sul-coreanos do mesmo grupo fabricante, mas de importadores diferentes e rivais: o Kia Sportage e o Hyundai ix35, líder do mercado. Acontece que este último vai ficar de fora porque a CAOA, seu importador, não informa corretamente a sua lista de equipamentos e sequer o preço no seu site. Quando procurada, não retorna. Assim, temos apenas três crossovers, como são chamados os veículos entre o fora de estrada e o passeio.
Eles têm opção de tração 4x4, que são as mais equipadas no Honda e no Toyota. No Kia, estranhamente, a versão integral faz parte da nomenclatura LX, trazendo poucos itens dignos para um utilitário esportivo e é mais barata, não só em relação à versão 4x2 completa, chamada de EX, como também aos concorrentes 4x4. Já o Sportage EX 4x2 completo é mais caro que os rivais integrais.