Comparativo ext3 e ntfs
Saulo Girard de Mendonça Costa¹
Elias Frota de Oliveira²
Resumo Cada sistema possui uma maneira muito particular de alocar dados no HD. Este modo nada mais é do que o sistema de arquivos. E o próprio sistema de arquivos do qual mencionamos será o tema deste artigo. Mais particularmente, os sistemas EXT3 e NTFS.
Abstract Each system has a very particular way of allocating data in HD. This mode is nothing more than the filesystem. And the actual file system which will mention the subject of this article. More particularly, the systems EXT3 and NTFS.
Metodologia O artigo em questão foi elaborado a partir de uma pesquisa minuciosa por sites da internet juntamente com referências de livros conceituados na área. Seguidamente foram extraídos trechos preponderantes para estudo e posteriores considerações.
Introdução
Diferentes sistemas de arquivos utilizam modos diferentes de armazenamento de arquivos. O EXT3, por exemplo, é um sistema pertencente ao Linux que possui grande performance no gerenciamento de dados, assim como no armazenamento, alocações e atualizações das informações. O NTFS foi criado pelo Windows para garantir maior desempenho, segurança e confiabilidade. Assim acabou por tomar o lugar do FAT32. Hoje em dia o NTFS é utilizado entre outros sistemas no Windows XP e Seven. Este artigo apresenta cada um dos sistemas de arquivos, o EXT3 e o NTFS, estabelecendo um comparativo entre eles.
Conceito de Sistema de Arquivos
Todas as vezes que armazenamos algumas informações no computador, estas são gravadas no HD, por meio de uma cabeça de leitura que “risca” a superfície do disco. O sistema de arquivos é a maneira que o SO se utiliza para encontrar, organizar, agrupar e localizar as informações em disco ou partição. Ele atua separando os espaços em trilhas e setores para que se possa ter uma organização. Portanto, além de separar os espaços do disco, ele mantém um