Compara Es Multiplas
PROCEDIMENTOS
PARA COMPARAÇÕES
MÚLTIPLAS
Luís Fernando J. Almeida
18/05/2015
O fator ou fatores em avaliação em um experimento.
Quantitativos
Qualitativos
FATOR QUANTITATIVO
Cada nível é descrito por uma quantidade numérica em uma escala.
Temperatura, umidade, concentração de um princípio ativo, níveis de insumo, pH, etc...
Para estudar o efeito deste tipo de fator recomenda-se realizar uma análise de regressão
FATOR QUALITATIVO
É aquele onde os níveis diferem por algum atributo qualitativo. Variedades, tipos de defensivos, métodos de conduzir uma determinada tarefa, etc.
Para estudar o efeito deste tipo de fator, deve-se proceder à análise de variância dos dados e, se for conveniente, proceder às comparações entre as médias dos níveis do fator usando algum dos procedimentos para comparações múltiplas. ANOVA
A análise de variância serve para verificar se existe alguma diferença significativa entre as médias dos níveis de um fator a um determinado nível de significância.
Se o teste F para a fonte de variação que representa o fator em estudo for não-significativa, ou seja, a hipótese de nulidade (Ho: m1 = m2 = ... = mI) não for rejeitada, todos os possíveis contrastes entre médias de tratamentos são estatísticamente nulos.
Neste caso, não é necessário a aplicação de nenhum procedimento de comparações múltiplas.
A análise de variância serve para verificar se existe alguma diferença significativa entre as médias dos níveis de um fator a um determinado nível de significância.
Por outro lado se o teste F for significativo, ou seja, a hipótese de nulidade for rejeitada, implica que existe pelo menos um contraste entre médias estatisticamente diferente de zero.
Os procedimentos de comparações múltiplas, visam identificar qual(is) é(são) esse(s) contraste(s), para podermos por consequência identificarmos qual(is) é(são) o(s) nível(is) do fator em estudo que apresentou(ram) maior(es) média(s).
TESTES
Dentre os diversos