Compactação e metódos
Índice 1- Tipo de solos 1.1- Solos Coesivos: 1.2 - Solos Não Coesivos (Granulares): 2- compactação 2.1 - Compactação de solos coesivos 2.2 – compactação de solos não coesivos 3 - Porque compactar o solo? 4 - Metodos de compactação 4.1- pressão (compressão), 4.2 - amassamento, 4.3 - impacto e 4.4 - vibração;
A compactação, de um modo geral é uma operação cujo objectivo é reduzir o volume de vazios num solo granuloso, para obter uma maior coesão e diminuir a permeabilidade. É utilizada em diversos campos da indústria como a agricultura.
1- Tipo de solos 1.1- Solos Coesivos: - Individualmente os grãos destes tipos de solos são muito finos, quase farináceos, se aderem firmemente um a outro e não podem ser reconhecidos a olho nu. - Os espaços vazios entre as partículas são muito pequenos. Devido à sua estrutura estes solos apresentam resistência à penetração de água, absorvendo-a muito lentamente. Entretanto, uma vez que tenha conseguido penetrar no solo, a água também encontra dificuldade para ser extraída do interior do mesmo. - Ao receber água, tendem a tornar-se plásticos (surge a “lama”). Apresentam maior grau de estabilidade quando secos. - Devido às forças adesivas naturais (coesão) existentes entre as pequenas partículas que compõem estes tipos de solo, é que a compactação por vibração não é a ideal nesta situação. Estas partículas tendem a agrupar-se, dificultando uma redistribuição natural entre elas, individualmente.
1.2 - Solos Não Coesivos (Granulares): - Como solos não coesivos compreendem-se os solos compostos de pedras,