compactacao
O compactador por percussão, também conhecido como sapo é comumente utilizado em terrenos coesivos. Sua compactação se através de um sistema pistão mola, tem como frequência 700 golpes por minuto e possui força de até 24 KN.
Sua utilização é recomendada em trabalhos que envolva valas de saneamento, tubulação de gás e em locais onde a utilização de máquinas maiores se torna inviável.
- Placas Vibratórias Unidirecionais ou Reversíveis
Placas vibratórias possuem uma alta frequência ideal para a compactação de solos granulares e compactação de asfalto. A compactação é dada através de um motor que aciona um ou dois pesos excêntricos a uma determinada velocidade que desenvolve a força de compactação. A força de compactação dessas máquinas está diretamente relacionada ao tamanho de suas placas.
Placas reversíveis possuem dois pesos o que facilita o deslocamento dianteiro para o reverso, devido aos dois pesos sua força de compactação se torna maior, tornado essa máquina ideal para a utilização em solos semicoesivos.
- Rolo Pé de Carneiro
O rolo pé de carneiro tem seu nome derivado do uso do carneiro pelos antigos romanos para a compactação.
Possui uma forma cilíndrica, com face redonda, porém existem máquinas que possui forma cônica o que altera a forma de compactação.
A compactação do pé de carneiro é realizada de baixo para cima, as patas do rolo penetram na camada solta superior e compactando a camada inferior, a medida que o rolo sai do solo deposita o material solto em cima da cama que estava anteriormente solta possibilitando assim a sua compactação. - Vantagens: * O fato de a camada superior estar sempre solta facilita a secagem e arejamento de alguns materiais.
- Desvantagens: * A camada superior pode absorver água o que dificultaria a compactação; * A circulação na área é dificultada pelo material solto, o que atrasa a compactação; * A