Compactacao arquivos - lzw, huffman
• Redução do espaço físico, velocidade, tráfego Medição da qualidade da compressão
• Taxa de compressão
• Duas fases: Compactação e Descompactação Compression Rate / Bit Rate
Relação entre o tamanho antes e depois
• Representar os elementos de maior freqüência com menor número de bits
• Classificação:
Simetria ou assimetria – complexidade dos algoritmos, associada ao tempo (codificação e decoficação) – uma técnica simétrica apresenta tempos iguais (DCT – JPEG) – assimétricas (MPEG)
Característica do processo/algoritmo se adaptar aos dados de entrada
Perda – com perda (lossy) ou sem perda (lossles)
Critérios de fidelidade
A perda de informações visual quantitativa ou real traz a necessidade de quantificar a natureza e a extensão dessa perda, os critérios são classificados em: critério de fidelidade objetiva e subjetiva.
a) critério de fidelidade objetiva - quando o nível de perda de informação puder ser expresso como uma função da imagem original e da imagem de saída, comprimida e descomprimida subseqüentemente, diz-se que este baseia-se em um critério de fidelidade objetiva. O erro médio quadrático (RMS – root mean square error) é uma forma de obter um valor que permite avaliar a compressão.
Seja f(x,y) a representação de uma imagem de entrada e f’(x,y) uma estimativa ou aproximação de f(x,y) resultante da compressão e subseqüente descompressão para qualquer valor de x e y, o erro (e(x,y) entre f(x,y) e f’(x,y) pode ser definido como: e(x,y) = f’(x,y) – f(x,y).
O erro total entre as imagens: que corresponde ao somatório dos erros para cada x,y processado. Sendo as imagens de tamanho M x N, o erro médio quadrático entre f(x,y) e f’(f,y) é determinado por:
Ex: imagem original Compactação 1 ao quadrado
10 20 8 18 4 4 15 30 13 25 4 25
EMS1 =
Compactação 2
10 20 9 19 1 1
15 30 14 27 1 9
EMS2 =
A compactação 2 apresenta o melhor resultado pois tem um menor valor