Comp. org.
Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas e considerou fatores sobre o aprendizado e as capacidades humanas que outros autores não tinham abordado. Dessa forma, defina inteligência, de acordo com a respectiva teoria.
R: Gardner define inteligência como um fator geral, em que todos possuem, porém de maneiras diferentes e para coisas diferentes. Nós possuímos certo tipo de inteligência. Seja lógica, emocional, comportamental, esportiva, cada um sabe fazer melhor ou, raciocinar melhor e diferentemente, em um aspecto, ou situação.
Questão 2 (Tema 3, questão 6)
[...] “Todo mundo acha que eu vivo como um rei, mas a minha solidão ainda não curei[...]”. Na música “Poconé”, do Skank, podemos observar diferenças entre a autopercepção e a percepção dos outros sobre você mesmo. Transponha essa situação para o contexto organizacional e defina como ocorre a percepção.
R: A frase relata alguém que possui certo tipo de solidão. No caso, ambientes de trabalho, possam e existem pessoas que não se sentem seguras no seu ambiente particular. Quando estão na empresa ou, simplesmente em público, incorporam alguém que não são realmente. A percepção é definida principalmente pelo comportamento externo das pessoas. Podemos ver como uma pessoa está, percebendo a sua aparência, seu falar, até mesmo pelo seu modo de vestir.
Questão 3(Tema 4, questão 9)
Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores na qual contrastava a satisfação ou não do indivíduo por meio de fatores motivacionais e higiênicos.
Se traçarmos um paralelo entre a teoria de Herzberg e a teoria de Maslow, de que forma podemos equipará-las?
R: Para Maslow, através de sua pirâmide, Podemos ver os que os fatores motivacionais em relação a Herzberg são divididos em duas partes: Higiênicas e Motivacionais.
As necessidades higiênicas são chamadas também de necessidades básicas. Onde os fatores de um bom ambiente de trabalho e suas condições são de extrema