Comocuidardosanimaisnocalor

635 palavras 3 páginas
Como cuidar dos cães e gatos em dias de calor

Nos dias de calor e sol, os cães e gatos exigem cuidados extras. O calor excessivo pode causar hipertermia (aumento da temperatura corporal) nos Pets e levá-los ao óbito.
Cães e gatos possuem pouca quantidade de glândulas sudoríparas localizadas em seus coxins plantares (almofadinhas das patas) e narinas, dificultando a troca de calor.
Os gatos podem lamber-se com mais frequência e deitar-se de “barriga para cima” a fim de resfriar seu corpo. Cães e gatos utilizam a respiração como forma de termorregulação por causa disso eles podem se mostrar ofegantes. Eles também podem tentar se resfriar deitando em pisos gelados.
Os cães braquiocefálicos apresentam em suas características o focinho curto e achatado dificultando a respiração e perda de calor devido a sua anatomia física dentre eles estão as raças: Boxer, Pug, Pequinês, Chow Chow, Buldogue, Buldogue Francês, Chihuahua, Sharpei, e outros. Os gatos da raça Persa e Himalaio, também apresentam dificuldade na respiração e perda de calor. Portanto, o cuidado dos proprietários com esses animais em dias quentes e secos devem ser redobrados.
Os proprietários devem ficar atentos quando os Pets apresentam pele, pelagem clara, albinos ou áreas com pouca pigmentação como o focinho. Estes animais podem desenvolver neoplasias cutâneas (câncer de pele), caso se exponham muito ao sol. Nesses casos é recomendado aplicar protetor solar, mas atenção o protetor deve ser especifico para animais, o protetor solar utilizado em humanos não é indicado.
Pets com a pelagem escura retém mais calor e devem ser sempre observados com frequência por seus proprietários.
Quando os dias quentes estão presentes no verão, os proprietários devem tomar medidas para evitar o contato dos animais com pulgas, insetos, fungos e carrapatos os quais se desenvolvem e proliferam mais facilmente nesta estação. Lembrando sempre que é necessário procurar auxílio de um

Relacionados

Outros Trabalhos Populares