Como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera
Consulta: Nome: Adélia E-mail: adeliammg@hotmail.com Assunto: Como é realizada a separação dos gases que compõem a atmosfera Mensagem: Além dos métodos de decantação, liquefação fracionada e adsorção, gostaria de saber se existe outra maneira de realizar a separação dos gases ?
CURITIBA, SETEMBRO DE 2010
INTRODUÇÃO
Este assunto é tratado na química moderna no capítulo de substâncias puras e misturas, bem como no subtópico separação de misturas (homogêneas e heterogêneas). Os tipos de misturas são: Sólido-sólido Sólido-líqiudo Sólido-gás Líquido-líquido Líquido-gás Gás-gás
Cada tipo de mistura tem sua característica e modos de se realizar a separação. O objetivo deste trabalho é analisar as maneiras de fazer a separação de gases da atmosfera.
SEPARAÇÃO GÁS-GÁS
a) Liquefação fracionada: a mistura de gases passa por um processo de liquefação e, posteriormente, pela destilação fracionada. Obs.: Uma aplicação desse processo consiste na separação dos componentes do ar atmosférico: N2 e O2. Após a liquefação do ar, a mistura líquida é destilada e o primeiro componente a ser obtido é o N2, pois apresenta menor PE (-195,8 ° C); posteriormente, obtém-se o O2, que possui maior PE (-183 ° C). b) Adsorção: Consiste na retenção superficial de gases. Alguma substâncias, tais como o carvão ativo, têm a propriedade de reter, na sua superfície, substâncias no estado gasoso. Uma das principais aplicações da adsorção são as máscaras contra gases venenosos. c) Criogenia: Todo processo criogênico consiste de 3 etapas
1)CO Filtragem e compressão do ar; 2) Remoção de contaminantes, como vapor de água e dióxido de carbono, que congelaria durante o processo; 3) Resfriamento do ar até temperaturas bem baixas através de processos de troca de calor e refrigeração; 4) Destilação do ar parcialmente condensado (-185ºC) para produção dos produtos desejáveis; 5)