Como o Professor pode ajudar a construir um país melhor
POR PAOLA GENTILE
20 de dezembro de 2005
COMO O PROFESSOR PODE AJUDAR A CONSTRUIR UM PAÍS MELHOR
O país vive hoje, uma profunda crise de valores. Ética, respeito e justiça são palavras raramente encontradas fora dos dicionários. E elas precisam ser resgatadas como base das relações sociais. As opiniões a seguir, vão nos ajudar a refletir sobre a importância da profissão em mais esta tarefa do educador.
Abaixo, temos algumas personalidades da educação, que escolheram alguns subtítulos para se expressarem e com suas próprias opiniões e princípios, acreditam que a educação pode ser mudada. Basta cada um, fazer o seu papel.
EXIGIR UM BOM ENSINO POR LUIZ CARLOS DE MENEZES:
O Brasil do futuro vai á escola hoje. Nosso país não é especialmente pobre, mas especialmente injusto. É também desigual nas oportunidades que oferece ás pessoas em termos econômicos, culturais e políticos porque é desigual na educação.
Quando todas as crianças e jovens receberem o bom ensino a que têm direito, o bom futuro se fará presente. Todos devemos exigir isso como cidadãos. E nós, professores, temos obrigação de trabalhar para a escola ser um espaço de convívio solidário, de vivência cultural, de participação social e de realização pessoal para nós e para nossos alunos. Se nos conformarmos com menos, alegando nossa insuficiência e aceitando a injustiça, por ser estrutural, manteremos eternamente este Brasil como o país do futuro.
LUIS CARLOS DE MENEZES, FÍSICO E DOCENTE DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO POR LYA LUFT:
Proporcionar à turma a oportunidade de debater e de pesquisar para que todos desenvolvam o senso crítico.
Somente formando uma geração questionadora e que tenha discernimento, capacidade de julgar e de escolher, é que podemos evitar que se aceite com resignação a vergonhosa situação pela qual passamos atualmente, em que autoridades e outras pessoas são