Como o Líder Servidor Ajuda o Liderado a Ser cada vez Melhor
Se eu atentar somente para o que há de bom nos outros e elogiá-los, sem nunca criticá-los, o mundo vai mudar para melhor, para mim e para os que estão ao meu redor.
Algum tempo depois, encontrei-me com Karine e ela me disse:
− O que você fez com a Lilian? Ela não é mais a mesma. Eu agora só a vejo sorrindo, satisfeita com a vida.
− Nada – respondi – apenas apliquei um dos princípios que li, há algum tempo atrás, no livro
“A Arte de Relacionar-se com as Pessoas”, de Cecil Osborne, que diz: “Proporcione satisfação ás pessoas e você acrescentará a sua vida uma nova e importante dimensão. Uma palavra apropriada, uma saudação afetuosa, um elogio ou reconhecimento pode proporcionar prazer e fazer uma pessoa sentir-se bem o dia inteiro”. Nesse livro Osborne ensina que devemos amar os que estão ao nosso redor. Todos têm necessidade de se sentir importante, de ser elogiado, incentivado e valorizado. Encontre uma necessidade humana e satisfaça-a. Assim você estará semeando amor e colherá em abundância.
− Pelo visto, esse princípio surtiu efeito, porque a Lilian hoje não é mais aquela pessoa triste, sempre a vejo alegre e sorridente.
Passado algum tempo, Lilian me procurou no escritório:
− Estou com um grande problema com o chefe do Setor de Logística. Tudo que ele faz é errado, nada dá certo – ela disse.
− Você deve estar frustrada e muito ressentida com seu chefe de Logística – respondi.
− Ressentida? Por que você diz isso?
− Primeiro que tudo, você não se referiu a ele pelo nome. Segundo, você disse que “tudo” está errado e “nada” dá certo. “Tudo”, “nada”, “sempre” e “nunca” são palavras que indicam extremos e os extremos são perigosos. A sabedoria está no equilíbrio, na moderação.
− Tem razão. É que eu estou decepcionada e perdi a paciência com o João Paulo.
− Criar expectativas elevadas acerca das pessoas causa problemas para nós e para os outros. A afirmação mais significativa que já ouvi sobre a decepção foi