Como o homem é estudado pelo behaviorismo?
Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.
Qual o mais importante teórico do behaviorismo?
Skinner, em sucessão de Watson
O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.
É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilas com incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.
Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos.
Eliciar o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Exemplo: uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4 minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada.
Há diversas teorias psicológicas sobre o comportamento humano. O ‘internalismo’ postula que as causas do comportamento estão sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente - nas memórias ou nas emoções. Skinner, ao propor o behaviorismo radical, opõe-se a esta visão, responsabilizando o meio ambiente pela conduta humana, trilhando assim caminho semelhante ao da Cibernética.
O Behaviorismo – do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento – é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’.