COMO O ESPORTE ESPETÁCULO INFLUENCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O artigo traz pontos de vista sobre a importância do esporte para a educação física de acordo com autores diferentes, assunto este que gera muitas discussões entre nosso meio. Já se levanta então como causadora da tal polêmica a mídia, pois esta influência muito os telespectadores a se tornarem adeptos de tal tipo de esporte.
Neste ponto é abordado sobre o esporte-espetáculo. Mostra-se então o lado do telespectador de esportes muito comuns hoje, o futebol, por exemplo, e de como este reage no seu ambiente escolar sobre a influência do que assistiu ou ouviu dos meios de comunicação.
Em seguida a autora faz um paralelo com o esporte educacional, este que é ensinado aos alunos nas escolas hoje em dia. Aborda a importância dele para a busca de jovens talentos, mas também o julga por reproduzir competições esportivas, visando o mérito de alguns e não apenas a função pedagógica que ele tem.
O artigo traz os conceitos e referenciais que tornam um esporte em esporte-espetáculo, as características que este precisa ter e a questão da sua mercadorização. Ponto pela qual a autora tem propriedade em expor e consegue deixar bem clara as características deste fenômeno.
Ao final, ela traz o relato de uma observação prática que fez a campo, que mostra claramente como a mídia influencia os jovens. Durante o relato, ela expõe os momentos em que os alunos se expressam de como queriam ser iguais a tal jogador disso ou daquilo, de como um colega compara o outro com atletas famosos da mídia.