como o cuidador vivencia o fim da vida do idoso
Joscelaine Cristiane Cardoso Lima1
Álvaro Cielo Mahl2
Juliano Correa da Silva3
Lizandra Antunes de Oliveira4
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é verificar como o cuidador vivencia e enfrenta os últimos dias de vida e morte do idoso cuidado. Buscou-se compreender quais os sentimentos e pensamentos despertados no cuidador ao saber que o idoso está na eminência da morte, identificar se a vivencia com a morte do idoso trouxe alguma reflexão que provocou alguma mudança na vida do cuidador e verificar a importância do apoio psicológico para o cuidador. Para melhor compreensão deste assunto foi realizada uma pesquisa qualitativa através de duas entrevistas semiestruturadas. Após analise das entrevistas e leitura sobre o assunto pode se concluir, entre outros fatores, que os cuidadores de idosos sofrem com a morte deste, mas, ao mesmo tempo passa a valorizar mais a vida.
Palavras-chave: Cuidador. Idoso. Morte.
RESUMO
O objetivo desta pesquisa é verificar como o cuidador vivencia e enfrenta os últimos dias de vida e morre do idoso cuidado. Buscou se compreender quais os sentimentos e pensamentos despertados no cuidador ao saber que o idoso está na eminência da morte, identificar se a vivencia com a morte do idoso trouxe alguma reflexão que provocou alguma mudança na vida do cuidador e verificar a importância do apoio psicológico para o cuidador. Para melhor compreensão deste assunto foi realizada uma pesquisa qualitativa através de duas entrevistas semiestruturadas. Após analise das entrevistas e leitura sobre o assunto pode se concluir que os cuidadores de idosos sofre com a morte deste, mas, ao mesmo tempo passa a valorizar mais a vida.
Palavras-chave: Cuidador. Idoso. Morte.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a população idosa vem crescendo de forma acelerada e, a tendência é de que continue aumentando, devido ao crescimento da expectativa de vida, por conta das novas descobertas em medicamentos e