Como o boi funciona
1) O bezerro desde seu nascimento até ruminante funcional: O colostro e a imunidade; o funcionamento do mecanismo que faz o leite escapar do rúmen; a inoculação materna de microrganismos e o desenvolvimento das papilas ruminais em função de diferentes dietas. Por fim, será apresentado um novo conceito muito importante para o desenvolvimento do bezerro antes do nascimento, chamado “programação fetal”, que muda o jeito com que encaramos o par vaca-bezerro.
2) O ruminante e a parceria com os microrganismos ruminais: Essa fabulosa parceria permite aos bovinos se alimentarem das matérias primas mais abundantes do planeta (celulose e hemicelulose), possibilitando que o verde dos capins se transforme em verdes bilhões de dólares. Será relacionada à evolução dos ruminantes com seu comportamento ingestivo e como o entendimento da complexidade do ecossistema ruminal permite entender a ineficácia de misturas de microrganismos fornecidas ao animal. Finalizando, serão trazidas novas informações sobre o tema, como as que mostram o efeito do animal na população de microrganismos de seu rúmen.
3) Ingestão de alimentos e comportamento ingestivo do bovino: Discutidos sob a visão pela qual “o animal come por que cresce e não o contrário”, cuja compreensão leva ao reconhecimento da importância de se otimizar a oferta de alimento. Serão abordados, também, informações sobre os efeitos da dieta no consumo voluntário e outros fatores que interferem com o consumo.
4) Funcionamento do rúmen: Enfoque na boa digestão dos alimentos e na saúde do animal. Inclui-se aqui: o mínimo de fibra para estimular a ruminação, fatores que influem no ambiente ruminal e sua importância no processo de digestão da fibra e crescimento microbiano, dietas exclusivas de grão, semi-confinamento com elevadas inclusões de concentrado e os aditivos e manejos que os fazem possíveis.
5) Particularidades de ingredientes e nutrientes na alimentação bovina: