Como o Agronegócio afeta o ecosistema
A sociedade enfrenta vários problemas relacionados à natureza, o meio ambiente, e seus modos de vida. Dentre estes o ambiental evidencia preocupação. A fonte da vida humana está na natureza, e com a degradação da mesma o próprio homem enfrenta as consequências.
Com o passar do tempo e com as varias formas de degradação o homem criou reservas ecológicas com a ideia principal de preservar as espécies únicas de fauna e flora e ate mesmo grupos pertencentes a certos costumes divergentes. Dentre estes grupos destacamos os índios, os quilombolas, os extrativistas, grupos sociais que vivem uma realidade divergente da presente em centros urbanos.
Infelizmente estes grupos sofrem graves ameaças, uma vez que as reservas em que eles vivem são também ameaçadas, e um fator relevante é o modo como estes se tornam impotentes perante a falta de organização relacionada à estruturação em volta das próprias reservas.
Trabalhando com varias hipóteses, existem resultados não satisfatórios na maioria deles relacionados ao modo como é aplicado o “cuidado” mal feito das reservas infere em toda a sociedade, uma vez que várias reservas são fontes de matérias primas e servem como moradia ou fontes de pesquisas importantes para toda a humanidade.
No Brasil, existem varias reservas, vários biomas, e muitas espécies de plantas, animais e grupos de pessoas que pertencem naturalmente à determinada região. Uma das regiões com o maior destaque em parâmetros mundial é o território da floresta Amazônica, localizada no Amazonas, estado brasileiro.
A Floresta Amazônica é sim uma das mais importantes e aqui será uma das mais discutidas mais nem por isso seria saudável desmerecer as outras reservas. [...]
Vários pontos são chamativos em relação ao modo como os habitantes destas reservas estão sendo afetados pelo agronegócio e o desmatamento, causado pelo capitalismo desenfreado. E ainda como fenômenos naturais demonstram que não é necessário que haja desmatamento ou produção