Como o administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial
TEMA:
Como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial
TÍTULO
Como o Administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial
OBJETIVO:
Demonstrar a importância da Inclusão dos PNE’s não só nas empresas mas na sociedade como um todo e o papel fundamental das empresas na consecução deste processo de inclusão social.
JUSTIFICATIVA:
As empresa que optam pela inclusão em seus quadros funcionais de portadores de necessidades especiais, focalizando uma situação futura, adotam concomitantemente a este procedimento e como linhas mestras a preocupação social sob olhar holístico.
Pelo entendimento destes procedimentos sociais simples e da mesma forma basilares no sentido amplo de desenvolvimento, fica configurado que o sucesso, não apenas do ponto de vista econômico mas também social, das empresas contemporâneas passa obrigatoriamente pela inclusão.
INTRODUÇÃO
A decisão de abrir postos de trabalho para pessoas com deficiência rompe as barreiras que tradicionalmente excluem essas mesmas pessoas do processo produtivo.
Qualquer medida tomada pela empresa para incluir entre seus funcionários pessoas com deficiência só será eficaz se houver um compromisso firme da direção com esse processo.
Combater de forma explícita as manifestações de preconceito, interferir em todos os níveis de chefia, acompanhar a adaptação e, principalmente, demonstrar e exigir respeito para com os novos empregados são atitudes que, vindas dos altos escalões, expressam a determinação de que a empresa como um todo seja inclusiva, e não somente o responsável pela área de Recursos Humanos.
É comum que as pessoas tenham reações e comportamentos diferentes umas das outras frente a essa questão. A orientação da empresa deve prevalecer, mas é importante que todos possam se manifestar sem constrangimentos, a “sensibilização de funcionários”, procurando