como e realizado a dureza brinell
O teste típico consiste em um penetrador de formato esférico com 10 mm de diâmetro, feito de aço de elevada dureza ou de carbeto de tungstênio.
A carga aplicada varia entre 500 e 3000 kgf e, durante o teste, a carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos.
O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante e pode ser obtido através da seguinte relação:
HB= \frac{2P}{\pi D (D - \sqrt{D^2 - d^2})} onde “P” é o valor da carga aplicada (em kgf), “D” é o diâmetro do penetrador e “d” é o diâmetro da impressão resultante, ambos em milímetros.
Uma das grandes desvantagens do ensaio Brinell é o tamanho do penetrador, que muitas vezes causa danos consideráveis à peça analisada.
Para garantir um bom resultado, a medição do diâmetro da impressão deve ser feita em pelo menos duas direções. Além disso, é necessário manter a relação \frac{P}{D^2} constante para obter resultados adequados.
A dimensão da dureza Brinell é MPa e a uma das normas que a rege é a ASTM E10 (Standard Test Method for Brinell Hardness of Metallic A fim de garantir a confiabilidade dos resultados do ensaio realizado, os equipamentos de ensaio devem ser periodicamente verificados.
As normas prevêem dois métodos de verificação: a verificação direta e a indireta. Na verificação direta, é checado o sistema de aplicação de forças, a geometria do penetrador e o sistema de medidas. A verificação indireta consiste em executar diversas impressões sobre blocos-padrão e comparar os resultados obtidos com a dureza indicada nos padrões; a máquina será considerada satisfatória quando o diâmetro médio de qualquer impressão no bloco-padráo não for maior que 3% do