como a terra foi formada
Segundo teorias, a Terra foi formada a partir de uma junção de materiais de uma estrela, a teoria chamada “Teoria do Big Bang” se baseia em uma explosão de matérias, outra teoria baseia-se em que a explosão veio do final de um colapso de um buraco negro quando a energia absorvida tornou-se maior que a gravidade de um buraco negro. Outra teoria afirma que o universo está em expansão para sempre e logo caindo em si mesmo, repetidamente jogando fora estrelas e planetas, e depois os atraindo novamente ao centro. Cada cultura tem sua própria mitologia sobre a origem da Terra.
Há 5 milhões de anos atrás uma estrela explodiu, suas matérias começaram a girar e se misturar formando corpos incandescente de hélio e hidrogênio. O Sol possuía massa passa exercer a gravidade necessária para juntar nuvens gasosas dessa matéria em sua volta. A combinação desta nuvem gasosa resultou em corpos menores, os quais orbitavam o Sol, esmagavam-se uns nos outros, formando corpos maiores que se tornaram planetas, asteroides e outros. O terceiro maior corpo circulando o Sol era uma bola de rochas derretidas borbulhando. Quando o planeta esfriou, gases escaparam do centro por vulcões à superfície que expeliam vapor de água, dióxido de carbono, enxofre, nitrogênio, argônio e cloro para cima. A "prototerra" teve vapor de água suficiente em sua órbita, que começou a formar-se a atmosfera. A Terra tinha a massa planetária certa e estava longe o suficiente do sol para dispersar a maior parte do dióxido de carbono em sua atmosfera, e segurar uma atmosfera acolhedora composta de 75% de nitrogênio e 25% de oxigênio.
Quando havia vapor de água suficiente acumulado na atmosfera, começou a chover, resfriando a superfície da Terra. A água corrente formou canais e os oceanos enquanto a crosta dividiu-se e reformou continentes gigantes de crosta sólida, formando o que chamamos hoje de Terra.
Eras Geológicas
Era Arqueozóica
Período: 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás
• No