: COMO A SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENTE- EDUCAÇÃO
As teorias de Jean Piaget são focadas em explicar como se desenvolve a inteligência humana. Esta ciência é chamada de Epistemologia genética.Todas as teorias tem base cientifica que comprova suas teses.
Algumas idéias centrais são:
1- A Inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo, desta forma os indivíduos sofrem estímulos do meio em que vive, tendo a capacidade de se adaptar e evoluir.
2- O comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultados condicionados. É uma construção entre o meio e o individuo. Quanto mais complexo for à interação mais “inteligente” o indivíduo.
3- Não existe novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para assimilá-lo e transformá-lo.
4- O desenvolvimento do individuo se inicia no período intra-uterino e vai ate os 15 ou 16 anos. A inteligência é construída através de sucessivas etapas.
PERIODOS QUE SE DÁ ESTES DESENVOLVIMENTOS VERBAL E MENTAL.
Período sensor-motor: (do nascimento aos 2 anos aproximadamente)
É uma inteligência inerentemente pratica. Sua linguagem vai da repetição de silabas à palavra frase (água – para dizer quer água). Sua conduta social é de isolamento e indiferença (o mundo é ele)
Período simbólico: (dos 2 aos 4 anos aproximadamente)
Surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização e etc. A fase onde o indivíduo dá “alma” a “objeto”. A linguagem neste nível é um monologo coletivo, sem resposta uns para o outro. Não há liderança e os pares constantemente trocados. Nesta fase o nominalismo( dar nomes as coisa que ainda não conhece o nome), egocentrismo (meu) .
Período intuitivo: (dos 4 aos 7 anos aproximadamente)
Idade dos porquês distinguiu fantasia e realidade é capaz de distinguir objetos e elabora resposta.
Período operatório completo: (dos 7 aos 11 anos aproximadamente)
Período de consolidação de