Como a qualidade do serviço pode ser melhorada?
Os empreendedores estão a cada passo mais interessados em manterem-se atualizados e buscam o saber através de adoção de novas metodologias de aprendizagem e processo de gestão, a fim de obter vantagem competitiva.
Drucker (2001) versa sobre a real função da administração, que é transformar a informação em conhecimento e saber aplicá-lo através da atuação.
Campos (2004, p. 23) afirma que “[...] o objetivo do trabalho humano é satisfazer as necessidades daqueles que precisam do resultado do seu trabalho”, decorrências muito apreciadas pelos clientes, em um mercado que a cada passo há um novo produto ou serviço sendo oferecido, avante daquele considerado referencial. Onde o empreendedor deve saber balizar seus conhecimentos e colocá-los em ação para transformar seu público alvo em clientes cativos.
O desenvolvimento das empresas depende dos objetivos traçados pelos seus dirigentes. Para isso, Porter (1999) destaca que a ampliação das empresas, pode ser divida em duas partes: a primeira, é o desempenho dos concorrentes do setor; a segunda, refere-se ao desempenho da organização perante a esfera, fato que dependerá da estratégia utilizada para atingir os objetivos traçados.
Com o advento da globalização, a gestão da qualidade tornou-se fator competitivo para as empresas, conforme Mello (2002). Fator confirmado por Paladini (2002), onde versa que a gestão da qualidade total é um diferencial que possibilita acompanhar os processos dentro da organização para a obtenção dos objetivos e o caminho para melhoria contínua.
A demanda crescente da qualidade dos serviços são decorrentes principalmente de dois aspectos:
O primeiro refere-se às mudanças ocorridas na indústria manufatureira, na qual as novas tecnologias tornaram-se rapidamente disponíveis e copiáveis, diminuindo com isto o tempo em que a empresa consegue manter uma vantagem competitiva pela inovação. Como afirma MOLLER (1992), "A qualidade técnica de produtos