Como a gestão tributária influência o planejamento estratégico da organização
COMO A GESTÃO TRIBUTÁRIA INFLUÊNCIA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO
Adriana S. Guimarães – RA 586978
INTRODUÇÃO Com a evolução da tecnologia e da economia, os mercados estão extremamente competitivos, com pouca diferenciação sobre os modelos de negócios. Com isso, os profissionais se deparam com o desafio constante de minimizar os custos, pois com produtos muito similares e competitivos, uma das formas de aumentar a lucratividade da empresa é com a redução de custos. Portanto, o planejamento tributário tornou-se indispensável nas companhias, uma vez que a legislação tributária brasileira é muito complexa, o que dificulta a interpretação dos analistas, sobretudo porque há inúmeras leis e constantes alterações.
CONTABILIDADE GERENCIAL E O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Entende-se por Contabilidade Gerencial o sistema de informação gerencial necessário para a boa administração de qualquer organização. A Contabilidade Gerencial tem por objetivo fornecedor instrumentos aos administradores de empresas, na tomada de decisões. O seu principal objetivo é fornecer relatórios que demonstrem os resultados por atividade e global da empresa, comparando sempre o planejado com o realizado. A Contabilidade Gerencial integra as demais áreas como Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos, Administração, Contabilidade Tributária, etc. Portanto, compreende-se que o Planejamento Tributário está dentro da Contabilidade Gerencial.
FINALIDADE DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Planejamento tributário é a técnica utilizada para se ter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, não deixando de utilizar os meios legais para essa atividade, ou seja, não utilizando para tanto a prática ilícita da sonegação. A finalidade do planejamento tributário é diminuir a quantidade de dinheiro que a empresa deve pagar ao governo, através dos impostos. Em média, 33% do faturamento das empresas são destinadas ao pagamento