Como A Crise Do Petr Leo Influenciou A Economia Brasileira
Como a crise do petróleo influenciou a economia brasileira.
A moderna indústria petrolífera data de meados do século XIX. Em 1850, James Young, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão e xisto betuminoso, e criou processos de refinação. Desde que este fora descoberto, foi consumido de forma abundante pela população de todo o globo de forma abundante, dando um ênfase à sociedade industrial.
Após a segunda guerra mundial, em 1960, foi criada a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Essa medida traria maior segurança e os fortaleceria frente às empresas compradoras desse recurso, que em suma se tratavam de empresas americanas, inglesas e holandesas.
Essas exigiam cada vez mais a redução do valor que pagavam pelos barris de petróleo. Na década seguinte, década de 70, ocorreu ainda a descoberta de que o petróleo se tratava de uma fonte de energia cessante. Essas dois ocorridos fizeram com que em 1973 os países membros da OPEP elevassem exorbitantemente o valor do barril (de USD 2,50 para USD 11,00), caracterizando assim o maior cartel da história e promovendo a uma grande crise econômica que atingiu o mundo todo, inclusive o Brasil.
Com o desencadeamento da crise o Brasil foi atingido com o aumento do preço da gasolina e os demais derivados do petróleo, como o diesel, o qual abastece os tanques de combustíveis de todo o sistema rodoviário. Este sendo a base do transporte brasileiro gerou um aumento nos preços de quase todos os produtos, como alimentos por exemplo.
Universidade Federal da
Grande Dourados
A mais de um século se conhece a possibilidade da utilização da cana-de-açúcar na produção de combustível, porem anterior a esta crise não era viável a sua utilização devido aos baixos custos dos derivados de petróleo. Porem essa nova disposição do preço do barril de petróleo mudou o cenário mundial, e ascendeu um alerta aos países para um possível fim desse recurso tão