Como a Bíblia chegou até nós
1. Como os livros da Bíblia foram compilados
Os dois Testamentos
A palavra "testamento", conforme é empregada nas expressões AT e nt, significa "aliança" (pacto ou contrato solene).
0 at (o nome que a igreja cristã atribuiu à Bíblia hebraica) diz respeito à aliança que Deus fez com Abraão (Gn 15). Deus prometeu que Abraão
1. viria a ser uma grande nação;
2. a terra de Canaã pertenceria, aos seus descendentes (Israel); por meio de seu descendente o mundo seria abençoado.
0 nt diz respeito à nova aliança que Deus fez com todos os povos mediante a vida, morte e ressurreição de Jesus, o maior dentre os descendentes de Abraão. A Nova Aliança é o cumprimento da promessa de Deus a Abraão de que este seria uma bênção para o mundo inteiro.
Posto que o nt ainda não tinha sido escrito, a Bíblia hebraica era a Bíblia de Jesus e dos apóstolos. Portanto, sempre que Jesus e os apóstolos se referem às Escrituras, têm em mente a Bíblia hebraica. Semelhantemente, "está escrito na Lei" tem a mesma força que "a Bíblia diz".
Como chegamos a 66 livros na Bíblia?
Como foi organizada a Bíblia conforme hoje a temos — 66 livros, escritos no decurso de um período de mais de 1500 anos?
Os 66 livros que estão incluídos em todas as versões bíblicas são chamados cânon da Bíblia (os livros, portanto, são referidos como os livros canônicos). "Cânon" significa "regra ou padrão", e os livros canônicos são aqueles que foram formalmente aceitos pela igreja como parte da inspirada Palavra de Deus.
A maioria das versões bíblicas protestantes contém somente os 66 livros canônicos, mas algumas versões protestantes, católicas romanas e ortodoxas também incluem livros que não fazem parte do cânon, mas são considerados "de leitura proveitosa". Trata-se dos apócrifos, ou livros apócrifos, nome derivado de uma palavra grega que significa "obscuro, secreto" (v. mais sobre os apócrifos na p. 854).
O cânon do at
Não se sabe exatamente quando foi resolvido que