COMO VOCÊS DEFINIRIAM ESTADO
ESTADO COMO LOCAL FÍSICO/ESTADO COMO ENTE – PESSOA
O Estado nada mais é do que o resultado de uma longa evolução o modo de organização do poder. Ele é uma decorrência das transformações pela qual passou a sociedade política no início dos tempos modernos. È um fenômeno complexo que assume diversas dimensões dependendo do ângulo em que é observado, com aspectos sociológicos e jurídicos.
Muito complexo estudar o Estado sem entender a evolução da sociedade que deu origem aos Estados. Pois bem, o homem é um ser gregário, que depende de outros homens para satisfação plena de sua natureza. Outros animais vivem sim em grupos mas não dependem uns dos outros para sobreviver, eles se agregam por instinto de sobrevivência e não necessidade de desenvolvimento. Logo, somente os serem humanos constituem sociedades.
Esse é o entendimento de sociedade natural: existente por causa da necessidade dos homens. Já alguns teóricos defendem que o homem constitui sociedades por meio de contratos. Para eles, a sociedade não advém da necessidade humana, mas da vontade dos homens em se manter em sociedade, de forma racional e não natural. São defensores desse pensamento Platão, Thomas Hobbes, Locke, Rousseau.
PORTANTO: SOCIEDADE É FRUTO DA NATUREZA HUMANA. A SOCIEDADE TRANSFORMADA, EVOLUÍDA, CONSTITUI UM ESTADO, QUE TEM COMO UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS O POVO.
Voltemos à afirmação de que o Estado é uma evolução da sociedade. Podemos tomar como conceito o de sociedade contratual, em que os homens escolhem abdicar de parte de seus direitos e liberdades irrestritos, para se unirem e assegurarem melhor sua sobrevivência, o convívio, para ter maior proteção. Celebram um contrato social, formam o Estado, que visa mais que satisfazer vontades pessoais, mas o bem comum.
Portanto: estado é um contrato social, uma sociedade criada a partir da vontade do homem e que tem por finalidade a realização das organizações que o homem tem