Como você vê o mundo?
1 – Introdução
O objetivo desse Capítulo é levantar questões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, estimular o exercício da visão de mundo, desenvolvendo a capacidade de perceber as mudanças, seus impactos e agir nesse cenário. Conduzir você a levantar e encontrar respostas para questões sobre alguns fenômenos que estão acontecendo na atualidade, avaliar as interferências em cada um de nós, nos negócios e na sociedade.
1.2 – Visão de Mundo Embora compartilhemos um mundo comum, as formas como o percebemos variam de pessoa para pessoa. Isso explica porque cada pessoa reage à percepção daquilo que ela considera realidade de modo diferente de outra. A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente, e projetar e predizer o futuro. Projetar o futuro é estimar um evento futuro com base em dados históricos. Predizer o futuro é estimar eventos futuros com base em considerações subjetivas, como a intuição. Cada um de nós tem sua própria visão de mundo, e essa visão exerce um grande impacto em nossas atitudes, nas formas de agir, de nos comunicar, etc. Precisamos dessa visão para dar direção em nosso comportamento e auxiliar a estabelecer algum grau de previsibilidade para nossa vida. É um ponto de referencia para que organizemos a realidade e é um recurso pelo qual elaboramos respostas adequadas diante de pessoas, coisas e lugares. A forma como uma pessoa interpreta e avalia a realidade contribui para a sua saúde mental e emocional. Essas divergentes visões de mundo possibilitam múltiplos pontos de vista de um mesmo fenômeno.
Tipos de Visão de Mundo Visão Linear e Hierárquica A explicação de visão linear e hierárquica, é orientada pelo assim chamado Paradigma Newtoniano-Cartesiano. Paradigma, em sua essência, significa "aprender a aprender", conhecer o todo por métodos analíticos e investigativos, planejados a partir de conhecimentos adquiridos. É pura pesquisa