Como você percebe a mudança no relacionamento entre empresas e consumidores após Facebook e Twitter?
Como você percebe a mudança no relacionamento entre empresas e consumidores após Facebook e Twitter?
O mercado atual é fundamentalmente diferente do que era há algunas décadas por causa de imponentes forças sociais que produziram muitas competências novas em consumidores e empresas.
A comunicação entre as empresas e seus clientes vem sofrendo uma série de mudanças ao longo dos anos. A globalização e a internet transformaram totalmente a forma como os consumidores se comportam em relação aos produtos e serviços que utilizam.
No passado, o contato de uma marca com seus consumidores se limitava a anúncios em revistas e jornais, tv, rádio, etc. Ao fazer uso dessas mídias convencionais, o consumidor tinha contato com a marca, mas a marca não tinha contato direto com o consumidor.
Após o surgimento das mídias sociais e de sites como o Reclame Aqui, por exemplo, o comportamento do consumidor vem mudando. Essas forças sociais produziram competências novas nos clientes, que se tornaram cada vez mais exigentes.
Atualmente, antes de optar por um hotel para passar as férias, por exemplo, grande parte dos consumidores busca na internet comentários de outros hóspedes que já estiveram no local para, só então, decidirem se ficarão hospedados lá ou não. Essa prática ocorre não só com serviços, mas também com produtos. Hoje o consumidor tem o hábito de vasculhar opiniões na internet sobre qualquer coisa que ele esteja interessado em adquirir. E da mesma forma que vasculha, ele também faz comentários de todos os tipos.
Toda essa troca de informações fez com que as empresas procurassem estar cada vez mais próximas de seu consumidor no mundo virtual. É muito difícil hoje uma grande marca que não tenha seu perfil no Facebook ou Twitter, com pessoas trabalhando exclusivamente para monitorar e manter contato com seus consumidores na rede. Desta forma, as empresas podem estar em contato direto com seu público-alvo, saber seus hábitos, os locais que