Como você faz a sua escolha? O papel do foco motivacional sobre a tendência a inovar.
Problema: A intenção de adotar novos produtos são guiados pelos sistemas de motivação, que são as experiências positivas e negativas adquiridas ou imaginadas pelos consumidores propensos. O artigo pauta as experiências positivas como motivacionais em promoções e realizações e as experiências negativas como as de prevenção a problemas e arrependimentos com o produto. Com base nisso o estudo busca de forma quantitativa analisar os objetivos da escolha no que tange a justificar e confiar na escolha e na busca por evitar arrependimentos e avaliar os custos dessa escolha. Através de pesquisa tanto entre propensos compradores como uma pesquisa de mercado entre consumidores recentes o artigo buscou analisar o fenômeno da inovação na compra de produtos eletrônicos de uso pessoal o que parece coerente entre o problema apresentado e o objetivo dos pesquisadores autores do artigo.
Variáveis Dependentes:
Justificativa da escolha
Confiança na escolha
Evitar arrependimentos
Custos de avaliação
Tendências a inovar
Metodologia:
O artigo utiliza o método hipotético-dedutivo, parte da percepção de uma lacuna de conhecimentos, buscando localizar os problemas existentes entre as expectativas e as possíveis teorias onde serão testadas para encontrar e testar soluções mais justas e plausíveis a realidade, ou seja, é a busca da verdade eliminando tudo que é falso. A coleta de dados foi composta de duas etapas,
A primeira de caráter exploratório onde foi definido melhor o indicador de cada variável, entrevistadas 24 consumidores que haviam adquirido produtos eletrônicos de uso pessoal nos 6 meses anteriores a pesquisa.
A segunda etapa de caráter quantitativo do tipo descritivo que teve o objetivo de analisar as relações entre as variáveis entre 366 questionários aplicados entre universitários de instituições de uma cidade no sul do Brasil.
As duas maneiras de coletar dados buscam