Como Vivem Os Idosos 2
Foi efetuada pesquisa e elaborado trabalho no âmbito da disciplina Cidadania e Profissionalidade, no Núcleo Gerador de Saúde. Todos de alguma forma lidamos de perto com pessoas idosas, e temos algum conhecimento, que têm carências a todos os níveis, sofrem principalmente de solidão, além de outras patologias, surgem a todo momento notícias sobre este tema, para além de que basta pensar nos nossos pais e avós, para quem, ainda tem a felicidade de os ter entre a família.
O processo de envelhecimento, terceira idade ou ainda “Outono da vida”, deve ser encarado como um processo natural dum ciclo de vida. Viver e manter a qualidade de vida, diz respeito a qualquer idade, sendo muito importante nesta fase, que deve ser vivida de forma saudável.
São regras simples que ajudam a manter a saúde, cuidados básicos e de higiene oral, prevenção de acidentes até nas próprias casas, prática de exercício físico adaptado às condições existentes, é também factor de equilíbrio psíquico, mas apesar dos cuidados, é importante aprender a lidar com os problemas que surgem.
O idoso espera muito da sua família, no entanto o choque de gerações, o stress em que os mais novos vivem, as solicitações da vida actual, são fortes razões que levam à solidão deste grupo de pessoas.
A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da Terceira Idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. A Organização Mundial de Saúde, classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que condicionam a sua qualidade de vida, podendo levar à síndrome da fragilidade (conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças).