Como utilizar estratégias para facilitar a aprendizagem
Aluna do curso de Pós-graduação em Didática Universitária
SÃO LUÍS-MA
2010
INTRODUÇÃO
O processo de ensino-aprendizagem sempre foi objeto de investigação de professores, que preocupados com à aquisição de conhecimentos no âmbito escolar de seus alunos, tem demonstrado ao longo dos tempos, métodos tradicionais pouco eficazes no contexto pedagógico. Observa-se então, que o professor é o principal ponto-chave deste aprendizado, pois as técnicas e estratégias de ensino devem corresponder com as necessidades e às expectativas dos alunos. Contudo, o texto esclarece fatores capazes de influenciar ou interver no aprendizado de estudantes, proporcionando:
- conceituar aprendizagem
- identificar fatores que interferem no processo de aprendizagem;
- reconhecer o papel da motivação na aprendizagem
- usar estratégias para manter a concentração dos estudantes
- usar estratégias para manter a memorização dos conteúdos pelos estudantes.
Conceito de Aprendizagem
O autor discorda com conceitos utilizados nas obras que tratam de Educação, devido que os mesmos são bastante limitados, no sentido real da aprendizagem, sendo que esta se refere “... a um processo permanente que se inicia com o início da vida e só termina com a morte...” (p.80). Conforme trata, que o ser humano está em constante processo de aprendizagem.
Outras definições de aprendizagem são destacadas pelo autor através de Gagné (1980, p.6) “ Aprendizagem é inferida quando ocorre uma mudança ou modificação no comportamento, mudança esta que permanece por períodos relativamente longos durante a vida do indivíduo”. Concluindo que, a aprendizagem aumenta de acordo com as experiências vividas.
O conceito de aprendizagem é muito complexo, por que não só envolve o comportamento das pessoas, mas de tudo que a envolve, como por exemplo: a formação do preconceito, a aquisição de