Como ter boas ideias para a sua redação mesmo que você não conheça o tema proposto
By Lucas Martins | 2 de junho de 2014
38 Comentários
O título lhe chamou atenção ou alguém lhe indicou este artigo dizendo que o mesmo seria útil a você? Na verdade, o motivo não importa muito, pois agora você poderá se beneficiar do conteúdo aqui presente.
Pare tudo e imagine por um momento: como seria maravilhoso ter boas ideias sobre o tema proposto para escrever em sua redação (mesmo sem nenhum tipo de conhecimento prévio sobre isso), não é verdade?
Saber como evitar a falta de assunto (o famoso “branco”), como começar uma redação, ter mais facilidade na elaboração do seu texto, permitir com que as ideias fluam mais facilmente e por aí vai. Acredito que não seria nada mal, você não concorda?
Sei que essa introdução pode lhe parecer estranha e, talvez, até mesmo um pouco “boa demais pra ser verdade”. Entretanto, peço que confie em mim, fique comigo e leia todo o artigo. Você entenderá o que estou falando.
Quero que saiba de antemão que eu realizei a prova do Enem no ano de 2012 e que não sabia absolutamente nada sobre o tema da redação – nada mesmo.
Entenda isso como: eu não havia visto, lido ou sequer ouvido falar algo sobre o tema abordado que fosse realmente significativo, que pudesse me ajudar de alguma maneira a gerar bons frutos durante a prova.
E, mesmo assim, você sabe qual foi a minha nota? Sim, eu tirei a nota máxima. Mesmo sem saber absolutamente nada sobre o tema.
Tudo o que eu precisei utilizar foi um pouco de bom senso e, naturalmente, aquilo que todos nós deveríamos fazer com os nossos cérebros: pensar.
E não falo isso pra me gabar nem nada, mas sim para que saiba que você também pode fazer o mesmo.
Conhecer um pouco sobre o tema até ajuda, mas está longe de ser o que vai definir se você irá tirar, ou não, uma nota boa na redação. E, acredite, muitas pessoas sequer sabem disso.
Talvez você até seja uma delas. Porém, fique tranquilo: a