Como se relacionam professores e estudantes
A sala de aula é o local que se estabelece relações interpessoais. A relação professor-aluno é, ou deveria ser, tão intensa que formam um “par educativo” Marchand(1985)
Neste capítulo vamos analisar e criticar a relação professor-aluno onde poderemos identificar os seguintes itens:
Importância do par educativo no processo didático
Observar as perspectivas rogeriana, psicanalítica e construtivista
Constatar procedimentos e estratégicas que favorecem relação professor-aluno
Valorizar a diversidade dos alunos
4.1 Importância do relacionamento interpessoal
Uma das principais funções da escola é ensinar e outra, tão importante tanto, é a função de fontes de socialização, onde reforçam os valores humanos, crenças, normas de conduta social. O ensino universitário oferece oportunidades para o enfrentamento de dificuldades, satisfazer suas ambições e superar com sucesso possíveis desafios.
Existem professores se orgulho por ser o centro das atenções e ficam satisfeitos ao orientar alunos reconhecidos como talentosos, existe também professores que se satisfazem quando alguns estudantes manifestam ou valorizam a sua atuação e professores que satisfação vem do sentimento de estima dos alunos.
A influência do professor como um modelo, positivo ou negativo, quanto à satisfação pessoal e enquanto profissional professor e não apenas transmissor de conteúdos.
4.2 Perspectivas teóricas sobre o relacionamento professor-aluno
Tanto com trabalhos empíricos ou aprimoramento teórico discutem a importância da postura do professor em sala de aula e ao mesmo tempo, como é dado o relacionamento professor-aluno e sobre a negociação da didática que satisfaça ambos.
Os professores tendem a fixar os objetivos, conteúdos, estratégia de ensino, procedimentos de avaliação e o que o aluno precisa aprender, porém toda esta programação pode ficar defasada se a relação professor-aluno não ficar bem definida. Esta relação é