Como se recebe os clientes
Os clientes chegam em um birô de acolhimento, e recebem uma ficha, somente para controle de fila, o cliente entra, o técnico vê as vacinas a serem tomadas, um registra e orienta, fala das possíveis reações, enquanto o outro está preparando os imunobiológicos a serem administrados, após feita a vacinação, é liberado o cliente, para que o próximo venha a entrar na sala.
Conservação das vacinas
É dado em um refrigerador doméstico, 280 litros, a temperatura tem que estar entre 2°C e 8°C , é a temperatura ideal para conservação dos imunobiológicos. Eles são distribuídos, na primeira prateleira as vacinas virais congeladas, a segunda prateleira são as vacinas bacterianas, no caso das bacterianas não podem sem congeladas porque inativam, a terceira prateleira são os diluentes. Dentro do refrigerador é retirada a caixa de legumes, onde são colocados 12 litros segundo a rede de frios, cada garrafa de um litro, e é usado corante e sal, para conservar a temperatura do refrigerador caso ocorra uma queda de energia ou outros problemas oriundos de refrigeração.
Na parte do congelador, existe o gelox ou sacos com gelo, eles tem que ficar lá porque são utilizados na caixa térmica, que é para o uso diário dos imunobiológicos e não pode ter nada. As vacinas são colocadas separadas para que posso haver circulação de ar, e consequentemente refrigeração dos frascos. Existe um termômetro digital que fica no meio do refrigerador para fazer o controle da temperatura, no qual é medida a temperatura mínima, máxima e a do momento. A geladeira só pode ser aberta no inicio e no final do expediente, no inicio aonde é retirada as vacinas que serão administradas e no final para guardar aquelas que não foram utilizadas e que tem um prazo de uso maior, verificando sempre a validade das vacinas. As vacinas não podem estar em contato direto com o gelox, porque elas podem congelar ou pode sair o rótulo do imunobiológico.
Aprazamento das vacinas
O aprazamento é dado de