Como se processa a sedimentação?
Outubro de 2013
Objectivos
O objectivo principal desta actividade laboratorial é saber como se depositam os detritos transportados na/pela água- como se processa a sedimentação.
Introdução
As rochas magmáticas e as metamórficas, ao aflorarem na superfície, ficam expostas a condições diferentes daquelas em que foram criadas, vindo a alterarem-se quimicamente e fisicamente por processos que fazem parte a meteorização. Os materiais resultantes da meteorização são removidos devido à erosão. Esses materiais podem ser detritos ou clastos de dimensões variadas ou substâncias dissolvidas na água. Os seres vivos também podem contribuir para a formação de rochas sedimentares com o fornecimento das partes duras dos animais, fragmentos de plantas…
Os materiais transportados depositam-se formando sedimentos. A esse processo dá-se o nome de sedimentação, esta é determinada pela força gravítica sobre os materiais, quando a velocidade do agente transportador o permite. A sedimentação pode ocorrer em meios emersos ou imersos e é condicionada pelas dimensões, forma e densidade das partículas e pela velocidade do agente transportador. De acordo com a origem da fracção predominante dos sedimentos, estas rochas podem tratar-se de rochas sedimentares detríticas, rochas sedimentares de origem química e rochas sedimentares biogénicas.
Material Utilizado
Proveta milimétrica (500ml)
Diferentes tipos de fragmentos com variadas dimensões e cores
Água
Procedimento experimental
1- Recolheu-se diferentes tipos de detritos com vários tamanhos e colorações
2- Encheu-se a proveta milimétrica com água
3- Colocou-se todos os detritos na proveta
4- Esperou-se uma semana para analisar os resultados
Resultados
Antes da sedimentação Depois da sedimentação
Discussão dos Resultados
Com a observação dos resultados obtidos, verificámos que os sedimentos formados