COMO SE DEU A FUNDAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ
A cidade de Belém começou com a ocupação da foz do rio Pará, com a construção do Forte do Presépio e da primeira capela, em 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco. Ao redor do forte, surgiu o núcleo que mais tarde se transformou na cidade.
Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616. A expedição portuguesa desembarcou às margens da baía do Guajará, onde foi erguido o Forte do Presépio, hoje Forte do Castelo. O objetivo era evitar a ocupação dos holandeses, ingleses e franceses que estavam tomando o norte da América do Sul.
A nova conquista dos portugueses foi batizada de Feliz Lusitânia. Tempos depois foi chamada de Santa Maria do Grão-Pará, Santa Maria de Belém do Grão-Pará e, finalmente, Belém, nome de um dos bairros mais antigos de Lisboa, a capital portuguesa, conhecido por seus famosos "pastéis de Belém". Daquele bairro, mais exatamente da Torre de Belém, saíram as embarcações que atravessaram o Atlântico para chegar às novas terras do chamado "Novo Mundo".
http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/exploradores-e-fundacao-de-belem.html
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Fundação de Belém: exploradores, índios, jesuitas..
Prof. Leonardo Castro
Quem primeiro navegou no Rio Amazonas foi o navegante e descobridor espanhol Vicente Yañez Pinzón (1461?-1514), em dezembro de 1499, partiu de Palos, à frente de quatro caravelas, com a finalidade precípua de descobrir terras e exercer a posse em nome da coroa espanhola. A 20 ou 26 de janeiro seguinte – portanto antes de Pedro Álvares Cabral ter descoberto para Portugal o Brasil. Costeando a região, Pinzón e os seus foram dar na foz do Rio Amazonas, que recebeu na época o nome de Santa Maria de la Mar Dulce.
Em 1541, o navegante e descobridor espanhol Francisco de Orellana (c. 1511-1546), a mando do conquistador espanhol Gonçalo Pizarro (c. 1502-1548) e à frente de 400 espanhóis e de 4.000 índios, partiu de Quito para explorar as