Como se da o trabalho voluntário
Origem
O trabalho voluntário começa a despontar no Brasil, no início do século XX, a partir da necessidade de amparo e auxílio aos mais necessitados, sobretudo em razão das epidemias e de diversas doenças que acometiam a população mais carente. De início este trabalho foi predominantemente realizado por mulheres, geralmente por damas da sociedade ligadas à igreja católica (Centro de Voluntariado de São Paulo, 2001).
Aos poucos esse trabalho foi adquirindo outras dimensões e deixou de ser voltado exclusivamente ao assistencialismo. A partir daí, começaram a surgir ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania, com a realização de trabalhos de caráter educativo, de cultura e de lazer.
A partir dos anos 80, com o envolvimento maior da sociedade, surgem as ONG´s –Organizações não Governamentais que vieram fortalecer ainda mais esse trabalho. Em decorrência, começa a haver um fortalecimento na diversificação do trabalho voluntário no Brasil, com destaque para a proteção ao meio ambiente.
Nesse contexto, a Constituição Federal de 1988 exerceu um papel importante, pois, não apenas enfatizou a responsabilidade social como premissa a ser observada pela sociedade, como também destacou a cidadania e a dignidade da pessoa humana como fundamentos do Estado Democrático de Direito.
A Lei Maior também consagrou como direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social; a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Esses enfoques, viabilizaram a iniciativa e o incremento do voluntariado.
O meio ambiente também passou a ganhar destaque como compromisso social a ser observado, não apenas pela importância consignada pela legislação interna, mas também pela mobilização mundial, simbolizada, sobretudo, pelo Protocolo de Quioto.
Toda essa mobilização em torno de questões humanitárias levou diversas empresas de médio e grande