Como Redigir Resumo
Resumir significa condensar um texto, mantendo suas idéias principais. Há vários tipos de resumo, cada qual indicado para uma finalidade específica:
1. Resumo indicativo ou descritivo. Neste tipo de resumo encontram-se apenas referências às partes principais do texto. Utiliza frases curtas que, geralmente, correspondem a cada elemento fundamental do texto. Quanto à extensão, não deve ultrapassar de 15 ou 20 linhas. Um resumo indicativo não dispensa a leitura integral do texto, pois descreve apenas a natureza da obra e seus objetivos.
2. Resumo informativo ou analítico. De maneira geral, reduz-se o texto a 1/3 ou 1/4 de sua extensão original, abolindo-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, mantendo-se, porém, a estrutura e os pontos essenciais.
A ordem das idéias e a seqüência dos fatos não devem ser modificadas. As opiniões e os pontos de vista do autor devem ser respeitados, sem acréscimo de qualquer comentário ou julgamento pessoal de quem elabora o resumo. Exige-se fidelidade ao texto, mas para mantê-la não é necessário transcrever frases ou trechos do original; ao contrário, deve-se empregar frases pessoais, com palavras do vocabulário que se costuma usar.
Se o texto a ser resumido for um artigo ou um capítulo curto, ou mesmo um parágrafo, o resumo poderá ser elaborado usando-se a técnica de sublinhar. Neste caso, sublinha-se o texto e as palavras sublinhadas servirão de base para a redação do resumo.
Nos textos bem estruturados, cada parágrafo contém uma só idéia principal. Alguns autores, todavia, são repetitivos, usam palavras diferentes para expressar a mesma idéia, em mais de um parágrafo. Assim sendo, os parágrafos reiterativos deverão ser reduzidos a um apenas.
O resumo de textos mais longos ou de livros, evidentemente, não poderá ser feito parágrafo por parágrafo ou mesmo capítulo por capítulo. Neste caso, deve-se buscar a síntese do assunto por meio da análise das partes do texto.
O exame do índice poderá